sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Diferenças!

Há gestos que marcam a diferença entre os que procuram a notoriedade na desgraça dos outros e aqueles que no dia a dia são solidários e que apenas pretendem ajudar e fazer bem sem necessitarem de fotografia. Ontem assisti a essa cena quando estava a chegar a casa, alguém para quem a vida foi dura e procurava restos de comida num contentor de um restaurante da cidade, foi de imediato abordado por alguém com um coração muito grande e que logo manifestou vontade em ajudar esta pessoa e a sua família através do Moc, não só agora no Natal, mas também enquanto estiver nessa situação. Quem assim procede não anda procura de ser conhecido e através disso ter outro tipo de benefícios, sejam eles pessoais ou eleitorais, quem assim procede, sempre procedeu ao longo da sua vida e esse é um atributo que só pessoas generosas, boas e solidárias têm, contráriamente a todos aqueles que primam pela ambição e ganância e que não tendo estes dotes solidários, querem ser bonzinhos e ser reconhecidos por isso.

2 comentários:

  1. Xico da Memóriadezembro 17, 2010

    O quê, sem fotografia? nem pense nisso. Na próxima revisão de pessoal, vai fazer parte do protocolo o acompanhamento por um fotógrafo, como medida de contenção. Sempre tem menos custos que ir chamar um. E como não se pagam horas extraordinárias....
    Essas pessoas que não se importam com isso, nem sabem o que perdem. São documentos para o currículo que nos permitirá ter um lugar no 7.º céu. Pode crer.

    ResponderEliminar
  2. Maria Máxima Vazdezembro 17, 2010

    "Fazer bem, sem olhar a quem". "Que a tua mão direita não veja o que dá a tua esquerda". Estes ditados do saber popular, dizem-nos como se deve proceder. Não explicam, porque nos ditados populares são sempre evidentes as suas razões. Quem foi criado nos valores morais dos antepassados, comprende isso muito bem. A meu ver procedia-se assim, para não humilhar os que recebem, os que são pobres envergonhados. Procedia-se assim, por respeito à sua dignidade. O sentido da dignidade é também um atributo dos que não têm o suficiente. Ser pobre já é uma desgraça. Que não sejam mais humilhados e ofendidos. Mas estas coisas só as sente quem ama o seu semelhante.

    ResponderEliminar