segunda-feira, 17 de maio de 2010

Assumir a diferença sem medos!

Não é fácil nos dias que correm haver quem lute por valores, acreditando nos projectos e nas ideias que defendem.
Esta dificuldade consiste em muito na prática pouco democrática, na crise de valores e nos vícios instalados em que o País está mergulhado, resultante dos maus exemplos oriundos de pessoas que assumiram o poder e que o exercem de forma a criar medo na sociedade.
Nem sempre é possível criar condições assumidas de divergência, no entanto em Odivelas houve um conjunto de pessoas que decidiram apresentar o seu projecto em oposição a todo o poder concelhio (Presidente de Câmara, Vereadores, Presidentes de Junta, Administradores, Dirigentes, etc.), tendo obtido um resultado muito honroso (34%).
Deste grupo e isso é sem dúvida a parte que importa realçar, há pessoas que abdicaram de privilégios e outras que apesar de tuteladas pelo poder assumiram a sua divergência, situação normal em qualquer comunidade que pratica a democracia e estes são princípios que devem ser aplicados na intervenção da vida política e cívica, outros teriam vontade de seguir estes exemplos, mas quebraram por receios entendíveis.
O confronto de projectos, valores e princípios deve continuar, parar agora seria um suicídio político e uma frustração para todos aqueles que ainda vêm uma luz ao fundo do túnel, a conquista do poder passa por criar e ocupar um espaço próprio, para isso é preciso perseverança, vontade própria e personalidade.
É imperioso alterar consciências, informando-as dos males que enfermam o poder que nos governa e transmitir aos vindouros as virtudes de uma prática democrática limpa em que o principal objectivo é a existência de uma sociedade mais justa, onde ninguém seja condenado por delito de opinião.
O poder é efémero e mais vale uma consciência tranquila do que um ou outro privilégio temporário que manche o percurso profissional, político ou cívico de cada um.

Sem comentários:

Enviar um comentário