sábado, 25 de abril de 2009

A avocadora e os submissos do poder

Em plena comemoração do 25 de Abril é bom avivarmos a memória de alguns, que a liberdade de expressão foi adquirida há 35 anos e que, apesar disso, nem sempre estamos salvaguardados de ajustes e outras represálias por parte de alguns titulares de cargos autárquicos da nossa terra, claro que falo de Odivelas.
Por acaso, alguém viu, em algum lado, atitudes semelhantes às praticadas neste concelho? Suponho que não, por cá se alguém ousar discordar, criticar ou confrontar, e se houver alguma possibilidade do poder instalado (Presidente da Câmara + Vereadores do PS + Vereadores do PSD) retaliar, temos de imediato uma decisão que visa enfraquecer quem discordou, quem criticou ou quem confrontou.
Este apetite retaliatório não é de agora, primeiro reduziram as verbas na limpeza urbana e nas zonas verdes, depois começou a era das avocações, como a gestão do cemitério, a publicidade das urbanizações novas, os andaimes e os contentores de entulhos e, como ainda era pouco, decidiram agora que também queriam as fontes e os repuxos, claro que só para a Freguesia de Odivelas.
Podemos concluir que, se por mero acaso ou por qualquer distracção, estas pessoas se mantivessem no poder por mais tempo, continuariam a tratar mal as freguesias e levá-las-iam à falência, isto porque, se por um lado temos um partido (PS) e uma pessoa autoritária (presidente) que quer o poder a todo o custo e não admite a diferença, por outro lado, temos aqueles (leia-se PSD) que, não querendo perder o lugar que ocupam e os seus privilégios, submetem-se à vontade de quem tem o poder.
Triste sina a nossa, que temos de suportar todo este mal, durante mais 6 meses, tempo que nos distancia do grande julgamento mas essa oportunidade não vamos perder!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Ser justo não custa!

Nem sempre é fácil falarmos de tudo aquilo que nos está mais próximo, mas sinceramente não resisto.
Ao longo da minha vida sempre estive do lado dos mais fracos, sempre defendi os mais oprimidos e sempre defendi os mais pobres.
Esta minha postura está em linha com todos aqueles que de uma forma ou de outra seguem estes princípios, por isso deixo aqui o meu reconhecimento ao Executivo da Junta de Freguesia de Odivelas, por ter conseguido ao longo de todo este tempo manter a sua estrutura operativa, administrativa e técnica a funcionar, sem ter recorrido à dispensa de funcionários, apesar dos cerca de 800.000€ que lhe foram retirados até ao momento pela Câmara Municipal.
Não se arrependam, eu teria apesar de todas as dificuldades que vos criaram, mantido todos os postos de trabalho, porque há quem ponha no papel uma coisa e depois pratique outra, vocês têm-se mantido fiéis à linha que traçaram e têm sabido manter as pessoas em primeiro lugar.
Os dias que estamos a viver são difíceis, todos sabemos essas razões, um dia talvez fale sobre elas, agora o que é importante é seguir em frente e acreditar que melhores dias virão.

sábado, 18 de abril de 2009

Não se deixem enganar, o abismo está mesmo à frente!

O orçamento da Câmara Municipal de Odivelas para 2009 é de cerca de 112 milhões de euros, partindo do princípio que a execução orçamental da Câmara no presente mandato se tem situado abaixo dos 60% e se a diferença entre a execução orçamental e o total orçamentado não é transportável porque esse dinheiro pura e simplesmente não existe, ou seja ele não aparece porque os orçamentos estão inflacionados na receita apenas com o objectivo de cobrir a despesa acumulada ao longo dos anos e as despesas correntes e de capital do ano corrente, concluindo-se assim estarmos perante orçamentos virtuais ou se preferirem orçamentos enganadores ou mais real ainda orçamentos de mentira.
A pergunta que se impõe é como vai ser o orçamento de 2010 com toda a leviandade de decisões e de dinheiro mal gasto por esta Câmara? Quem vai ser chamado à responsabilidade por gastar tão mal os dinheiros públicos? Quem vai ter de pagar a dívida acumulada por este executivo municipal? Pois é, o concelho não tem culpa, a população também não, mas vão ser mesmo os nossos filhos e os nossos netos a sofrer na pele esta malfadada e péssima gestão e antes que seja tarde de mais e não exista outro remédio, temos de tomar a decisão certa de pôr fim a esta loucura no julgamento popular que se realiza de 4 em 4 anos.

terça-feira, 14 de abril de 2009

As birras e zangas da Srª. Presidente da Câmara II

Escrevo esta breve nota para assinalar que a Srª. Presidente da Câmara zangou-se de novo e decidiu fazer mais uma birra, ameaçando os elementos da Plataforma Urbanismo Saúde + com processos por alegadas injúrias aos trabalhadores da obra, atropelos à lei, desrespeito à polícia, etc.
A existência de outras atitudes idênticas protagonizadas pela Srª. Presidente quando contrariada, mesmo com o seu sentido de humor, que ela diz ter, leva-me a admitir que esta minha intervenção não se ficará certamente pelo nº. II.

Falta de respeito e falta de educação cívica!

Por considerar do maior interesse que os factos descritos em artigo assinado por António Gonçalves, sejam do conhecimento da população do Concelho de Odivelas e particularmente da população da Freguesia de Odivelas, transcrevo-o integralmente.
"A mira da intolerância......ou a ignorância da boa educação.
Mais uma vez a senhora presidente da Câmara foi tema de notícias de inaugurações, desta feita em Famões e em Odivelas, freguesias onde inaugurou dois jardins.A senhora presidente da Câmara convidou para o acto de Famões o senhor presidente da Junta de Freguesia de Famões. Mas não convidou para o acto de Odivelas a senhora presidente da Junta de Freguesia de Odivelas!Não espanta muito, porque desde há largo tempo a senhora presidente da Câmara não só não convida a Junta de Freguesia de Odivelas para as cerimónias relevantes do Município como, não menos grave, deixou de corresponder aos convites que esta Junta de Freguesia sempre lhe tem endereçado.A senhora presidente da Câmara esquece que a Junta de Freguesia é um órgão tão legítimo como a Câmara Municipal.A senhora presidente da Câmara, o seu serviço de protocolo, os seus adjuntos, assessores e outros pares esquecem que, agindo assim, ofendem a população da freguesia de Odivelas, de que a Junta de Freguesia é legítima representante.Ao agir assim, de forma discriminatória, a senhora Dra. Susana Amador não percebe que uma fatia da sua legitimidade vai sendo corroída. Um dia destes, cai-lhe o p, passará de presidente a residente.Para já, só posso constatar um facto: ou Odivelas está na mira da sua intolerância ou no Município grassa uma forte ignorância da boa educação.Podemos ser saloios, mas somos bem educados. Coisa que parece não haver por esses lados."
António Gonçalves
em Sábado, Abril 04, 2009

sábado, 4 de abril de 2009

Viva o descanso!

Vou fazer uma pequena pausa de alguns dias para carregar baterias, desejo por isso a todos uma boa Páscoa.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Coerência ou incoerência?

Na vida devemos tentar seguir um caminho rectilíneo de forma a que as nossas atitudes e acções se revistam de alguma coerência.
Ocorre-me a decisão da Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas ter passado a independente por entender que não tinha condições para se manter no PS e simultâneamente defender a sua Freguesia como é a obrigação de qualquer eleito.
Esta atitude provocou de imediato da parte da Srª. Presidente da Câmara e Presidente do PS local, uma reacção de mandar os membros da lista do PS renunciar à Assembleia de Freguesia de Odivelas, por entender que os mandatos são dos partidos políticos.
Em seguida exigiu que os eleitos do PSD saíssem do executivo da Junta de Freguesia de Odivelas, considerando a existência de um acordo entre o PS e o PSD para a gestão municipal, exigência esta acatada pelos eleitos do PSD.
Claro que estas decisões tiveram a intenção de desestabilizar a Junta de Freguesia de Odivelas e provocar a caos na sua gestão, situação que não foi conseguida graças à coragem de um conjunto de homens e mulheres que em vez de fugirem, cumpriram a sua obrigação de colocar em primeiro lugar a terra onde vivem.
Curiosamente e muito recentemente, um vereador do PSD demitiu-se do seu partido e passou também a independente, mas neste caso a Srª. Presidente da Câmara já não teve em conta o acordo de gestão municipal que existe entre os dois partidos e manteve a confiança neste vereador e não lhe retirou os pelouros.
Curiosamente também os restantes vereadores do PSD não entregaram os seus pelouros, nem renunciaram aos seus mandatos, mantendo o acordo de gestão municipal que muito mal tem feito ao nosso concelho.
Como se pode ver estamos perante dois pesos e duas medidas e um modo muito singular de incoerência por parte da Srª. Presidente da Câmara, do PS e do PSD.

Esclarecimento ao artigo "Liberdade de Informação?"

No meu artigo "Liberdade de Informação?" referi que o Jornal NovaOdivelas tinha omitido grande parte das decisões tomadas na Convenção, esta minha expressão não teve da minha parte nenhuma intenção em classificar a omissão como sendo de má fé, apenas pretendi manifestar o facto de não terem sido divulgados os candidatos aos diversos órgãos do concelho e a algumas questões colocadas.
Após conversa com o Sr. Director do Jornal, foi-me referido que o jornal não tinha mais espaço e que o alinhamento para esta edição estava já todo programado e que a informação da realização da Convenção chegou ao jornal com 2 dias de antecedência.
Por ser verdade que a informação da realização da Convenção foi enviada tardiamente e porque compreendo agora as razões apresentadas pelo Sr. Director do Jornal, deixo aqui a correcção ao artigo que escrevi anteriormente.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

As birras e zangas da Srª. Presidente da Câmara I

Temos vindo ao longo do mandato a assistir a várias cenas de birras e zangas da Srº. Presidente da Câmara Drª. Susana Amador, com consequências graves para a gestão municipal e para a governação do nosso território que não pode andar ao sabor deste tipo de atitudes.
A população da zona residencial do Casal dos Apréstimos, Bairro da Carochia e Urbanização da Carochia, organizada e representada através do Movimento Cívico Plataforma Urbanismo Saúde +, tem vindo a desenvolver uma enorme contestação à construção da via L14, já designada como “estrada da morte” ou “estrada assassina”, em reuniões com os órgãos autárquicos, intervenções na J.Freguesia, Assembleia de Freguesia, Câmara Municipal, Assembleia Municipal, audiências com os Grupos Parlamentares, acções de rua, etc.
Em resposta a esta organização e às suas tomadas de posição, a Srª. Presidente da Câmara como não conseguiu vencer com argumentos a justa luta destes moradores, passou à fase da imposição e da força desproporcional, aconteceu assim quando a referida Plataforma iniciou as audiências com os Grupos Parlamentares e logo nesse dia às 23h informou que as obras iriam começar no dia seguinte, aconteceu assim quando a Plataforma plantou árvores e plantas na estrada e logo mandou camiões, máquinas e homens vedar o espaço com blocos de betão e arame (ver vídeo no link abaixo) e como esta medida não resultou chamou a polícia de choque para avançar contra as pessoas.
Vamos agora aguardar o desenrolar deste processo e esperar que impere uma boa solução para aquela população e bom senso por parte da Srª. Presidente da Câmara.