quarta-feira, 9 de março de 2011

A obra fala por si...

A minha terra natal é Monsanto na Beira Baixa e talvez por essa razão provávelmente sou muito mais sensível aos problemas relacionados com a desertificação do interior do País que muitos daqueles que nasceram nos grandes centros urbanos ou no litoral.
Tenho assistido com muita tristeza às políticas que este governo tem posto em prática e que penalizam sobretudo estas populações que nada têm e que vivem longe de tudo.
Quem não ouviu falar na desactivação da única escola da aldeia levando as crianças dessas zonas a ter que percorrer muitos quilómetros e a levantarem-se muito mais cedo e a chegar muito mais tarde a casa!
Quem não ouviu falar da desactivação do pequeno Centro de Saúde que servia um conjunto de aldeias, obrigando agora os mais idosos a percorrer muitos quilómetros e a gastar o pouco dinheiro que têm e que é oriundo das suas baixas reformas!
Quem não ouviu falar da desactivação das linhas de caminhos de ferro que serviam as populações que vivem nos locais mais afastados!
Quem não ouviu falar na supressão de carreiras rodoviárias que serviam um conjunto de aldeias e que deixaram as populações de mãos vazias!
Quem não ouviu falar na desactivação de estações de CTT que eram um dos únicos elos de ligação com o mundo exterior a essas aldeias!
Pior que nada fazer para melhorar a vida dessas gentes e criar condições para levar ao interior pessoas que queiram começar uma nova vida é destruir tudo o que existe e criar terras fantasmas, porque tudo vai caindo e as pessoas vão desaparecendo.
Esta é a obra de um governo PS que se diz socialista!

1 comentário:

  1. Maria Máxima Vazmarço 10, 2011

    Há localidades onde as crianças entram nos autocarros às 7h da manhã e percorrem todas aquelas aldeias antes de entrarem na escola às 9h. Quando houve os maiores nevões nem as estradas estavam transitáveis, não tiveram aulas.
    A vida activa não existe no interior. Todas as actividades económicas foram encerradas. Tanto esforço para povoar Portugal e tanta incompetência e falta de visão para o despovoar.
    Os economistas não conseguiram provar que sabem mais que os analfabetos. Lula da Silva é a prova contemporânea. Parece-me que nem sequer é uma questão de saber - é uma questão de opções.

    ResponderEliminar