sexta-feira, 25 de março de 2011

O País e Odivelas no seu pior!

Começa a ser do conhecimento público as despesas excessivas do estado gastando o que não tem e projectando para o futuro a factura a pagar pelas gerações mais novas e por aquelas que ainda hão-de vir.
Por aquilo que está neste momento apurado a dívida soberana do estado ascende a cerca de 152 mil milhões de euros, sem contar com as dívidas das empresas públicas, do BPN, dos buracos que ainda estão por descobrir e ainda das PPP cujo valor se aproxima dos 50.000 milhões de euros a pagar durante 40 anos no equivalente a um BPN por ano, este é para já o legado de José Sócrates.
Por cá a Câmara Municipal de Odivelas gasta também o que não tem e não paga a quem deve, a sua dívida oficial atinge os cerca de 62 milhões de euros, dos quais cerca de 21 milhões são a fornecedores que não conseguem receber o que forneceram à Câmara, havendo ainda a considerar as verbas correspondentes às PPP a pagar até 2034 que totalizam cerca de mais 60 milhões de euros.
Se isto já é grave, mais grave se torna continuar na senda de novas obras que independentemente das suas prioridades ou não, custam muito dinheiro e que não há possibilidade de pagar, sob pena de muitos outros compromissos ficarem para trás, para além dos que já não se conseguem cumprir, por este caminho o legado de Susana Amador vai ser ainda muito pior quando saír.

1 comentário:

  1. ORA BEM, FAÇA-SE UMA PEQUENA ANÁLISE. SE A CÂMARA ESTA ENDIVIDADA E NÃO ARRECADA RECEITA SUFICIENTE PARA FAZER FACE AOS COMPROMISSOS ASSUMIDOS E SÓ CONSEGUE PAGAR A DESPESA CORRENTE, COMO PODE INVESTIR EM NOVAS OBRAS? A CÂMARA VAI ABAIXO E A FALÊNCIA CONJUNTURAL É INEVITÁVEL. SE FIZER O SANEAMENTO DAS DÍVIDAS. NÃO SERÁ DE APROVEITAR, PARA PODER MANTER A CÂMARA E EVITAR A DEGRADAÇÃO DA MESMA. HÁ! COM UMA VARIANTE O SANEAMENTO OBRIGARÁ A FISCALIZAR AS CONTAS E AS DESPESAS E OS SUBSÍDIOS E AS TRANSFERÊNCIAS E AS AVENÇAS, AS PPP,O… NÃO SERVE? ENTÃO TEM DE HAVER RUPTURA.
    ANTÓNIO FONSECA

    ResponderEliminar