quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Sustentar os boys e cortar aos fracos!

O estado é coleccionador de organismos públicos, são cerca de 1500 e mais algumas direcções-gerais e por causa desta vaidade têm de ser os mais fracos e os mais oprimidos a pagar a factura de quem andou a gastar como quis e lhe apeteceu! Mas mais grave do que isso é anunciar cortes na despesa do OE para 2011 e não prever a eliminação de vários destes organismos devoradores dos dinheiros dos contribuintes!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

E assim vai Odivelas!

Quando no passado desempenhei as funções de Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas, participei na apresentação de um pré-projecto do Metro Ligeiro de Superfície cujo trajecto acompanhava parte da CREL com algumas incursões nos vários concelhos.
No momento e de acordo com esse pré-projecto uma dessas incursões previa o atravessamento da Av. D. Dinis e nessa altura e apesar de não estarmos perante um debate público, manifestei desde logo a minha oposição a este traçado no que respeitava a Odivelas e afirmei que este rasgamento de uma das principais artérias da cidade era um grande prejuízo para a cidade e para a sua população.
Curiosamente e após o abandono desta ideia e do anterior traçado, eis que a Câmara Municipal de Odivelas aprovou um novo traçado onde entre outras artérias voltou a ser incluída a Av. D. Dinis, cuja dimensão e edificação tornam impossível a existência de um espaço canal para receber um equipamento com estas características.
Esta aprovação só pode ter acontecido, porque estamos perante uma gestão de arranjos partidários e que pensa uma coisa num dia e decide no outro em cima do joelho, que não respeita nada nem ninguém, que se está nas tintas para o exercício democrático na gestão da coisa pública, para além da estranheza de o fazerem sem terem dinheiro e estarem completamente endividados por muitos e muitos anos.
E assim vai Odivelas!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Defesa de causas?

Há quem diga que as lutas se desenvolvem por dentro das organizações, concordo com isso, até porque quando não estamos de acordo devemos expressar a nossa posição em qualquer circunstância, no entanto, temos também de saber que o rebanho e a carneirada se movem de acordo com o poder instalado.
Partindo do princípio que esta prática é uma realidade, então temos de equacionar se vale a pena lutar por gente e ao lado de quem está despido de pensamento, de opinião e que apenas se submete aos donos do poder, normalmente por interesses.
Assim sendo, as causas nunca prevalecem sobre os interesses!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

O secante!

Jorge Coelho disse “Quem se mete com o PS, leva”
Sócrates na prática não diz, mas faz “Quem me critica, vai para a rua”
A vítima foi o Embaixador na Unesco, Manuel Maria Carrilho e as razões provavelmente terão muito a ver com o seu livro agora lançado, com a entrevista concedida ao Expresso e a sua recusa em votar no egípcio Farouk Hosni para Director-Geral da Unesco.
Não há dúvida que a continuar assim, Sócrates é mesmo um secante e seca tudo à sua volta. Cuidem-se!

domingo, 12 de setembro de 2010

Mais uma vez o mau cheiro!

Depois de um dia muito agradável e bem passado na festa de um amigo, regressei finalmente a casa e mal saí do carro tive de suportar o mau cheiro que tresanda na minha rua.
Estou certo que a minha rua não é a única nestas condições, infelizmente o civismo está arredado dos hábitos de muitos cidadãos, mas também não entendo a inépcia dos serviços que têm a competência de pugnar pela higiene pública.
O que temos de fazer para que tudo volte à normalidade? Fazer protestos, abaixo-assinados ou colocar na rua cartazes a denunciar o mau cheiro?
Para bem de todos, espero que nada disto seja necessário!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Que conclusão?

Depois de anúncios feitos através de, comunicados, jornais, televisões, entrevistas encomendadas e discursos repetitivos em inaugurações, sessões solenes comemorativas, aniversários de tudo e mais alguma coisa, sobre as diversas intervenções do Munícipio e investimentos realizados, teríamos de chegar à conclusão que viver neste concelho é viver com qualidade.
No entanto ao constatarmos o que se faz, como se faz e como tudo fica logo que as intervenções e obras terminam, temos de chegar à conclusão que tudo é bem diferente e o real é diametralmente oposto ao que se diz e anuncia.
Estranha-se que não exista práticamente um equipamento que não apresente deficiências nos projectos e nas obras executadas, obrigando a despesas suplementares que oneram óbviamente o erário público.
Pergunta-se, perante todas estas evidências, como se deve designar esta gestão municipal?
Façam de conta que estão num concurso e comentem no facebook.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Amanhã já é tarde

Miguel Cadilhe disse: "Mais vale uma crise política justa do que um mau orçamento"
Nada mais certo, amanhã já é tarde e estou seguro que a manutenção deste governo em funções para além de ser um factor de instabilidade permanente, vai saír demasiado caro ao país.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A escola da mentira

No exercício da minha acção de voluntário, fui hoje contactado por uma mãe separada, analfabeta e com duas filhas de 2 e 9 anos respectivamente, que procurava ajuda para fazer prova dos seus rendimentos junto da Segurança Social e assim poder continuar a receber as prestações de abono de família e seguro social de desemprego.
Estranhei o facto desta cidadã ter recorrido à Associação a que pertenço (Movimento Odivelas no Coração), em vez de se dirigir à Segurança Social e questionei-a nesse sentido, tendo obtido como resposta que tinha estado todo o dia nos serviços da Segurança Social e quando foi atendida disseram-lhe para pedir ajuda a alguém.
Infelizmente este é o Estado que temos e apesar das notícias que vieram a público sobre a impossibilidade de muitos dos beneficiários das prestações sociais terem acesso e estarem habilitados a fazer prova pela internet, responderam os mais altos responsáveis que existiam alternativas e que os serviços tinham sido reforçados com recursos humanos no sentido de ajudar todos aqueles que procurassem os serviços e que ninguém ficaria impossibilitado de efectuar essa prova.
Puro engano, tal não se passa, hoje grande parte daqueles que nos governam dizem uma coisa e fazem outra, a escola da mentira alastrou e hoje grande parte da população aceita esta situação como normal e resigna-se a esta governação de gente que faz o que quer e que perdeu a vergonha, fazendo jus ao estado em que se encontra a descredibilização da política e dos políticos.